Chegou a hora de dar nova vida aos espaços verdes.
Estamos na iminência da primavera e verão! Nesta época do ano as plantas sofrem com as mudanças climáticas e, por isso, os jardins requerem alguns cuidados como o preparo do gramado, dos canteiros, floreiras, árvores frutíferas e de todo o espaço verde da casa. O mês de agosto é o período ideal para iniciar o processo para conseguir transformar seu jardim num lindo paraíso na primavera e verão.
* Limpar e rastelar: Juntar todos os restos de poda como galhos e pinhas para dar aos gramados e aos canteiros condições de respirarem. Muitos detritos sobre as plantas prejudicam a aeração do gramado podendo causar decomposição.
* Retirar ervas daninhas para arejar o solo: É importante retirar e controlar ervas daninhas da grama e do jardim antes que o calor acelere seu crescimento.
* Podar: Se o seu espaço tiver árvores frutíferas, nativas e ornamentais que necessitem de poda essa é o momento certo para fazê-lo. A poda é importante para o bom desenvolvimento e crescimento ordenado da planta. Deve-se podar da seguinte forma: retirar os ramos secos, ramos que se cruzam uns nos outros, cortar ramos e caules que apontam em linha reta e remover os ramos que apontam para o tronco da árvore para que a planta possa oxigenar melhor.
* Cuidados com os gramados: Gramado bonito é sinônimo de grama verdinha e aplanada, sem buracos, ervas daninhas e falhas. Esse tipo de vegetação leva tempo para se recuperar das mudanças climáticas e, para que isso aconteça, precisa de alguns cuidados como adubação e corte, que não devem ser nem muito curto e nem muito longo. Após a poda retirar o produto do corte do seu gramado para evitar a proriferação dos fungos. A prática de furação acompanhada de calagem, fosfatagem e uma porção de areia média ajuda a adubar e oxigenar o gramado garantindo um belo visual na primavera.